Na cidade de Nantes, França, um comerciante de uma casa de banhos notando a baixa frequência de seu comércio devido à distância para a cidade mais próxima, resolveu oferecer condução aos moradores locais e usuários de seu estabelecimento. Colocou em trânsito um carro comprido com dois bancos paralelos e puxado a cavalo, que fazia o percurso de Nantes até sua casa de banho.
O sucesso foi tanto que os moradores passaram a utilizar esse meio de transporte para sua locomoção, mesmo sem fazerem uso da casa de banho. Isso levou ao fechamento de seu comércio e ao investimento na condução de pessoas, o que passou a ser cobrado.
Um esperto comerciante de chapéus de nome Omnes, aproveitou que o veículo saía da frente de sua loja e colocou uma placa com os seguintes dizeres: OMNES - OMNIBUS. E foi uma excelente propaganda, pois as pessoas passaram a chamar esse meio de transporte de OMNIBUS, assim nascendo a palavra.
Em 1919, surgem no Brasil as primeiras jardineiras, com capacidade de transportar oito pessoas. A partir de 1926 foram importadas as primeiras "yellow coach". O primeiro ônibus brasileiro foi fabricado em 1941, pelos irmãos Grassi, com capacidade para 45 pessoas e passou a ser o meio de transporte mais utilizado no Brasil, que corresponde hoje a cerca de 95% dos deslocamentos urbanos por transporte público no país.
Novos modelos foram chegando ao mercado até que se chegou ao veículo fabricado com apenas uma porta, dianteira, exigindo de seu condutor a dupla função, motorista-cobrador, o que torna mais demorada a viagem, requer maior atenção e responsabilidade para o motorista tendo em vista ter que receber dinheiro, dar troco etc. Sem falar na segurança de seus usuários, já que em caso de "fuga necessária", quer por acidentes ou incêndios, fica extremamente difícil a evasão das pessoas tendo apenas um canal de fuga e, consequentemente, vidas serão perdidas.
Atualmente, temos assistido nos veículos de comunicação tragédias, como a de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde centenas de pessoas perderam suas vidas. Isso acontece porque parte dos empresários visam apenas o lucro, abrindo mão de medidas necessárias à segurança das pessoas.
E, me baseando nos fatos acima, criei o Projeto de Lei de número 0019 com o seguinte teor:
"Proíbe a utilização de qualquer veículo como transporte de passageiros no âmbito do município de São Gonçalo que contenha somente (01) porta de entrada e saída."
Marcelo Drumond
Vereador
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