sexta-feira, 26 de abril de 2013

"Saúde Preventiva, Direito de Todos"

Diz um ditado popular: "Antes prevenir do que remediar!"

Como sempre, o povo tem razão! 

Nasci em uma família basicamente formada por médicos e dois deles, meus irmãos, fazem parte de um trabalho voluntário que objetiva a saúde preventiva e que tem obtido bons resultados. Mas, afinal, o que vem a ser Saúde Preventiva?

A Medicina Preventiva estabeleceu-se nos USA, na década de 60, tendo como objetivo oferecer melhor qualidade de vida a seus cidadãos, ao prever, evitar e tratar enfermidades que possam surgir antes que elas se estabeleçam de fato.

Segundo levantamento, hoje no Brasil temos algumas doenças com forte incidência sobre as pessoas e que podem levar à morte. Porém, se detectadas e diagnosticadas precocemente, mais chances dará ao seu portador de buscar ajuda ou até mesmo a cura. Como exemplo citamos, o Câncer, Ataque Cardíaco, AVC - Acidente Vascular Cerebral e enfermidades ligadas ao Sistema Respiratório.

Para que possa ser traçado um diagnóstico e seu adequado tratamento é necessário que o médico utilize de ferramentas como exames físico e clínico que consigam apontar tendências do paciente a determinadas enfermidades, como alteração nos índices de glicemia e colesterol, o que pode resultar em problemas no sistema cardiovascular, em Diabetes Melittus e problemas circulatórios dentre outros.

O fator genético familiar e hábitos sociais também ajudam muito na prevenção, já que pessoas que têm o histórico familiar de algumas doenças deverão ser submetidas a exames mais específicos para detectar eventuais problemas em sua saúde. Outros fatores de risco são o fumo, a má alimentação, estresse, sedentarismo (falta de atividade física) e para que possam primar por uma boa saúde é necessário mudar sua rotina e seus hábitos, a fim de evitare enfermidades.

 
Todo o cidadadão tem o direito de buscar a prevenção, não importando idade, condição social, saúde ou sexo. Para tal, deve fazer consulta com um Clínico Geral, regularmente, para que possa realizar seus exames preventivos, pelo menos uma vez ao ano.

 


Alguns desses exames são de extrema importância, como o de próstata para os homens a partir dos 40 anos e exame cardiológico. Já para as mulheres os exames ginecológicos e os de mama, para prevenção do câncer de mama e de colo de útero.



A prevenção é sempre o melhor caminho para buscar uma vida com saúde e a longevidade!

Marcelo Drumond
Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário